24 de set. de 2013

Na floresta vazia


Sutra:
Mesmo na floresta vazia
Ele encontra alegria,
Porque ele não quer nada.

Tente perceber que todos os valores da vida crescem no clima de liberdade; desse modo a liberdade é o valor fundamental e também o mais elevado cume. Se você quer compreender Buda, terá de saborear algo da liberdade da qual ele está falando.
A liberdade dele não está do lado de fora. Ela não é social, ela não é política, ela não é econômica. Sua liberdade é espiritual. Por “liberdade” ele quer dizer “um estado de consciência livre de qualquer desejo”, desembaraçado de qualquer desejo, não prisioneiro de qualquer ganância, de qualquer anseio por mais. Por “liberdade”, ele quer dizer “uma consciência sem mente”, um estado de não mente. A mente está completamente vazia, porque, se houver algo, isso impedirá a liberdade; por isso o completo vazio.
Essa palavra “vazio” – shunyata – tem sido muito mal compreendida pelas pessoas, porque a palavra tem uma conotação negativa. Quando ouvimos a palavra “vazio”, pensamos em alguma coisa negativa. Na linguagem de Buda, o vazio não é negativo; o vazio é absolutamente positivo, mais positivo que sua suposta plenitude, porque o vazio está cheio de liberdade: todo o resto foi removido. Ele é espaçoso – todas as fronteiras foram abandonadas. Ele não tem fronteiras – e somente num espaço sem fronteiras a liberdade é possível. O vazio de Buda não é o vazio comum, ele não é apenas ausência de algo; é a presença de algo invisível. À medida que você remove as coisas, o espaço vai se tornando cada vez maior e maior. Quando tudo é removido, até as palavras, então o espaço fica tão amplo quanto o céu.
Esse é todo o processo de meditação: remover tudo; remover-se tão totalmente a ponto de não sobrar nada – nem mesmo você. Nesse completo silêncio está a liberdade. Nessa completa quietude cresce o lótus de mil pétalas da liberdade. E uma deliciosa fragrância é liberada: a fragrância da paz, da compaixão, do amor, da bem aventurança.


Então, nesse momento, olhe dentro e observe o trânsito de palavras, pensamentos e emoções... Plenamente consciente de sua respiração vai se esvaziando... Até tocar o vazio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.