14 de abr. de 2013

Os três amigos I



Sutra:
Havia três amigos discutindo sobre a vida. Um deles perguntou: “Os homens podem viver juntos e não saber nada sobre a vida?”

A primeira coisa sobre a vida é que ela não tem explicação. Ela existe como um mistério e, se você tentar explica-la, vai perdê-la.
A coisa mais prejudicial que pode acontecer a um homem é ficar fixado e obcecado com explicações filosóficas.
A vida está sempre em viagem e quando alguma coisa ainda está em curso, significa que o desconhecido ainda precisa ser percorrido. Você pode conhecer o passado, mas não pode conhecer o futuro. Você pode colocar o passado numa teoria, mas o futuro é sempre uma abertura infinita, ele vive se abrindo. Então, quando você explica, a explicação sempre indica o que está morto.
Até mesmo o riso é maior do que qualquer filosofia. Os budas vivem rindo. E você não pode ouvi-los porque as portas estão fechadas. Você pode ter olhado para um Buda e sentido que ele é sério, mas essa seriedade é projetada. É sua própria seriedade. Da mesma forma os cristãos dizem que Jesus nunca riu. Isso é uma enorme tolice. Jesus deve ter rido e ele deve ter rido tanto que todo o seu ser dever ter se tornado riso.
Os cristãos puderam ver Jesus na cruz – porque todos vivemos em tamanho sofrimento que você só pode ver o sofrimento.
Um filósofo é sério, porque ele acha que a vida é um enigma e é possível encontrar uma solução. Ele interpreta a vida com sua mente, e fica cada vez mais sério. Quanto mais ele deixa de aproveitar a vida, mais sério e morto se torna.
Taoistas, Lao Tze e Chaung Tzu dizem que, se você consegue rir, se consegue dar uma gargalhada que venha do âmago do seu ser, não apenas da superfície, que não seja fingida – se ela vier do mais profundo centro do seu ser, se espalhar por você inteiro e transbordar para o universo -, esse riso vai lhe dar o primeiro vislumbre do que a vida é. A vida é um mistério.

Depois de rir...
Para chuang Tzu, esse riso é como uma oração, porque agora você aceita a vida; você não anseia por uma explicação. Como se pode encontrar a explicação? Nós somos parte dela. Como pode a parte encontrar a solução para o todo? Como pode a parte encontrar a explicação para o todo? Como pode a parte olhar para o todo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.