30 de mar. de 2013

Remédios para a mente



Nesse momento, relaxe seu corpo e esvazie a mente de todos os seus conteúdos – imaginação, memória, pensamentos...
Quando uma criança nasce, ela não tem memória, não há nenhum ruído dentro dela. São necessários alguns anos para que seu mecanismo comece a funcionar.
A mente coleta dados dos pais, da escola, de outras crianças, de vizinhos, de parentes, da sociedade, de igrejas... As informações vêm de toda parte – é assim que as crianças prosseguem com sua coleta.
O silêncio não é valorizado em nossa sociedade. Quanto melhor você se expressa, mais chances tem de ser recompensado. Trata-se de um jogo e as pessoas aprendem a jogá-lo. Sua recompensa se traduz em respeito, dinheiro e poder – por isso, todos tentam seguir esse caminho e a mente se enche de palavras e pensamentos.
Você consegue ligar e desligar qualquer computador, mas não consegue desligar a mente.
Essa tagarelice é parte de nosso condicionamento e está basicamente errada, porque nos ensina somente metade do processo, que é como usar a mente. Não há nada sobre como desligar a mente para que ela possa relaxar.
A meditação é a única maneira de desligar a mente. Ela proporciona uma paz e um silêncio inigualáveis, o que permite um enorme conhecimento sobre si mesmo – considerando que a mente tagarela impossibilita esse distanciamento. A segunda vantagem é o descanso que a meditação trás para a mente.
Uma mente descansada funciona de forma mais eficiente, mais inteligente. Então você e sua mente serão beneficiados. Precisa apenas aprender a fazer a mente parar de funcionar: “Já chega, vá dormir. Eu estou acordado, não se preocupe”.
Para que a mente esteja sempre renovada e cheia de energia e vigor, é preciso usá-la somente quando necessário. Dessa forma, tudo o que você disser estará cheio de autoridade, de verdade, de sinceridade e terá grande significado.
Quando se aprende a silenciar a mente, usando-a somente quando necessário, ela concentra tanta energia que cada palavra pronunciada atinge diretamente o coração.
Isso é o que ocorre com a mente. Quanto à existência, o silêncio abre um novo universo de eternidade, de imortalidade, de tudo que você entende como sendo uma bênção.
A meditação é a verdadeira essência. Ela abre as portas do seu verdadeiro eu.
Então, dê um descanso à mente. Aos poucos, devagarzinho, a mente aprende a ser silenciosa. E, assim que ela percebe que o silêncio a torna mais poderosa, suas palavras ganham uma força, uma riqueza e juma qualidade que nunca tiveram. Elas funcionam como flechas certeiras que atingem direto o coração.
A mente é um poderoso servidor nas mãos do silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.