8 de ago. de 2012

Um casamento com o Tao II



Observe seus pensamentos... E tudo o mais que se movimenta em sua mente neste momento...
Procure se manter sereno, quieto, sem escolhas... Não alimente nenhum pensamento ou emoção... Volte ao centro, volte a sua respiração suave, profunda e tranquila...
Quando a escolha desaparece dentro de você, a mente desaparece.
Mas permaneça alerta, pois se você quiser demais o silêncio, se estiver lutando demais por ele, o silêncio em si mesmo vai se tornar uma tensão.
E, então, você ficará mais perturbado por causa do seu esforço para conquistar o silêncio.
O silêncio é apenas um entendimento profundo. Compreenda-o, sinta-o, pois toda vez que você prefere, fica tenso; toda vez que você não faz escolhas, não há tensão e você fica relaxado.
E quando você está relaxado, seus olhos têm mais clareza, eles não estão carregados de nuvens e de sonhos. Nenhum pensamento se move na mente; você consegue enxergar a verdade.
E quando consegue enxergar a verdade, você se liberta. A verdade liberta.
Se quiser enxergar a verdade, então não se prenda a nenhuma opinião a favor ou contra. Prossiga sem opinião – sem escolhas.
Deixe de lado todas as suas filosofias, teorias, doutrinas, escrituras! Esqueça toda essa tolice!
E siga em silêncio, sem escolher, seus olhos prontos para ver o que é, de nenhum modo esperando ver satisfeito algum de seus desejos.
Não carregue desejos. Diz-se que o caminho do inferno é completamente preenchido com desejos – desejos bons, esperanças, sonhos, arco-íris, ideais. O caminho do paraíso é completamente vazio.
Então, deixe de lado toda carga. Quanto mais alto você quiser chegar, menos carregado tem de estar. Você precisa ir completamente nu, porque quanto mais alto você sobe mais leve precisa estar.
E as opiniões pesam em você. Elas não são asas, são como pesos de papel. Não tenha opiniões, não tenha nenhuma preferência... “Se quiser enxergar a verdade, então não tenha nenhuma opinião nem a favor nem contra.”
Se você quiser saber realmente o que é a verdade, não diga: “Existe um Deus” e também não diga: “Não existe nenhum Deus.”, porque o que quer que você diga vai se tornar um desejo profundo e você vai projetar o que estiver escondido no desejo.
Qualquer coisa que você queira será projetada, mas é apenas um mundo de sonhos – você não vai chegar mais perto da verdade assim.
Fique sem sementes interiores: sem opinião, sem pensamentos a favor ou contra...
Se quiser chegar a verdade, então não se prenda a nenhuma opinião a favor ou contra. A luta entre o que se gosta e o que não se gosta é a doença da mente.
E por que essa divisão na mente? Porque você segue adiante irrigando as divisões, as preferências, os gostos e as aversões.
Quanto mais você usa a mente, mais ela se fortalece. Não a use.
E como superar a mente? Existe algum modo de fazer isso?
Não, não há nenhum modo de fazer isso. É preciso apenas entendê-la. Simplesmente é preciso olhar para  artificialidade dela. É necessário apenas fechar os olhos e observar a própria vida.
Entenda como você criou toda essa confusão à sua volta, como chegou a esse sofrimento. Ninguém mais criou isso; ´´e a sua doença de preferir, de escolher.
Então, não escolha. Aceite a vida como ela é em sua totalidade. Você precisa olhar o todo: vida e morte juntas, amor e ódio juntos, felicidade e infelicidade juntas, agonia e êxtase juntos.
E se você olhar pra eles juntos, então o que há para escolher? Se você perceber que eles são um, então por onde pode começar a escolha?
Se conseguir perceber que amor não é nada senão ódio, ódio não é nada senão amor – então onde escolher? Se conseguir perceber que a felicidade não passa de infelicidade, como escolher?
Então a escolha some, mas não é você que a está fazendo desaparecer. Mas fique atento, consciente, porque se sua escolha agora for pela totalidade e contra a divisão, a doença começou novamente – ela é muito sutil.
Simplesmente entenda, e o verdadeiro entendimento transforma-se em desaparecimento.
Olhe dentro, e sem escolhas, penetre o mais profundo vazio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.