31 de mai. de 2011

Ele observa, Ele tem clareza


Sutra 01

O tolo dorme como se já estivesse morto,
mas o mestre está acordado e vive para sempre.
Ele observa. Ele tem clareza


A consciência é eterna, não conhece a morte. Somente a inconsciência morre. Assim, se você quiser sair de todo esse sofrimento de nascer e morrer repetidamente, se você quiser sair da roda de nascimento e morte, terá de ficar absolutamente alerta. Você terá de alcançar pontos cada vez mais elevados dentro da consciência.
E essas coisas não são para serem aceitas em termos intelectuais: essas coisas têm de ser experienciais, essas coisas têm de se tornar existenciais. Eu não estou lhe dizendo para se convencer do ponto de vista filosófico, porque convicções filosóficas não trazem nada, nenhuma colheita. A verdadeira colheita vem somente quando você faz um grande esforço para acordar a si mesmo.
Mas esses mapas intelectuais podem criar um desejo, um anseio profundo em você; podem torná-lo ciente do potencial, do possível. Podem torná-lo ciente de que você não é o que aparenta ser - você é muito mais.

O tolo dorme como se já estivesse morto,
mas o mestre está acordado e vive para sempre.
Ele observa. Ele tem clareza.

Afirmações simples e belas. A verdade é sempre simples e sempre bela. Basta ver a simplicidade desses duas afirmações... mas quanto elas contém! - palavras dentro de palavras, infinitas palavras. Ele observa, Ele tem clareza.
A única coisa que tem de ser aprendida é a observação. Observe!
Observe cada ato seu. Observe cada pensamento que passa em sua mente. Observe cada desejo que toma posse de você. Observe cada pequeno gesto - andando, falando, comendo, tomando banho. Continue observando tudo. Deixe tudo se tornar uma oportunidade para observar.

Voltar a Descoberta do Buda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.